
Dúvidas Frequentes
É a especialidade da Odontologia responsável por tratar os problemas da oclusão.
Quando estiver insatisfeito com a estética do seu sorriso, quando o seu dentista avaliar que sua oclusão não está satisfatória, e nos casos de crianças, a Associação Brasileira de Ortodontia recomenda uma consulta aos 6 anos. Nessa época, as maloclusões podem ser diagnosticadas, e dependendo do tipo, podem ser tratadas nessa idade ou programadas para serem tratadas mais adiante.
Usar aparelho não dói. Cada paciente necessita de um tempo de adaptação ao tratamento. Nos primeiros dias, alguma sensibilidade pode ocorrer, mas é temporária. Seguir todas as recomendações passadas no inÃcio do tratamento, minimizam o desconforto e a possibilidade do surgimento de aftas.
Sim. qualquer pessoa pode usar aparelho e se beneficiar do tratamento ortodôntico. Não existe um limite de idade. Pacientes são tratados de 8 a 80 anos!
Depende de cada caso. Algumas maloclusões são tratadas assim que diagnosticadas, outras, podem esperar ate época de crescimento corporal, que é melhor época de tratamento.
Nos pacientes jovens, a época de crescimento corporal (10-12 anos nas meninas; 12-14 anos nos meninos) é a melhor época para se tratar. O tratamento nessa fase, é auxiliado pelo crescimento corporal, tornando-o mais rápido e mais estável. Mas alguns casos, podem necessitar de iniciar o tratamento mais cedo.
Depende de cada paciente. Não apenas do tipo de maloclusão e sua severidade, mas da resposta desse paciente ao tratamento. Na maioria dos casos, entre 18 e 30 meses.
Sim. Existem vários tipos de aparelho. Dos metálicos tradicionais aos transparentes feitos de safira. Alguns aparelho podem ser colados na parte interna dos dentes, tornando-os imperceptÃveis. Alem desses, para quem busca discrição, existem os alinhadores transparentes. Converse com um ortodontista que ele te auxiliará na sua escolha!
Não. Em alguns casos, devido a complexidade da maloclusão, podem ser necessários o envolvimento de outros profissionais no tratamento, sejam esses, da área da cirurgia, periodontia, implante ou prótese!